15.8.08

tertúlia... essa é a minha contribuição.

esse é um texto meu que participa hoje
das tertúlias virtuais.
(tudo começou aqui, e foi parar aqui.)



água.

minha primeira lembrança com a água foi com meu pai. sim, a primeira vez que estive completamente ciente de que água era água e ela, por alguma razão quase mágica era especial foi com ele. da torneira ela jorrava, mas meu pai falava pra não deixar "é preciosa, não a gaste". ele também me contava que eu precisava tomar muitos copos daquela mesma água durante o dia. "pai, posso tomar da torneira?", "não filha" e eu ficava com aquela cara de espanto: "porque!?", "porque a água daqui é diferente da filtrada...", "mas porque!?"... sim, é difícil entender que a água em si é única, mas é diferente e é preciosa e não pode ser gasta e é comprada, mesmo sabendo-se que é o mínimo que o ser humano precisa ter pra se sustentar é... água!

meu pai já se foi há algum tempo, mas é essa a imagem que eu lembro quando penso no que mata a minha sede, torneira, pai e água. e todo aquele entendimento de não poder deixar a água "escapar" de nós ficou, me trazendo muitas dúvidas e questionamentos mais tarde, "porque meus amigos gastam tanto?", "porque tem aquele vazamento na rua?", "porque a conta da água é cara?" e assim foi... até eu descobrir que essas seriam só as primeiras dúvidas a rondar e cutucar meu ser...



***