12.6.09

a história de qiu ju



***


Podem me chamar de esquisita. Louca. Falta-de-feijão-guela-baixo. Não me importo. O que importa mesmo é o filme The Story of Qiu Ju do mais que competente Zhang Iymou. Como muitos dos seus filme, Gong Li interpreta a personagem que dá título ao filme, Qiu Ju, uma moça simples do campo que muito me lembra o pouco tempo que passei em Minas (leia com sotaque), pra lá de Sete Lagoas tendo que andar quilômetros pra chegar no vilarejo mais próximo, a diferença é que a história se passa na China. Não foram só as imagens quase documentais do filme que me impressionaram (já que Iymou usou câmeras escondidas nas ruas para que ninguém percebesse que estavam filmando qualquer coisa), o que me deixou desconsertada foi a inocência dessa moça que fez com que a dona louca que vos fala se calasse diante daquilo que é verdadeiramente humano: o desejo de justiça.

Não justiça perante leis e grandes cortes, justiça perante aquilo que não tem lei nem nome.

Eu não recomendo, eu IMPLORO pra que assistam (sem contar que Gong Li é um show aparte, é boa em qualquer porcariazinha que faz!).

Grata.


***