10.9.08

ai, o meu (?) brasil...


(escrevo de um teclado sem acento) o que é o brasil? uma terra estranha. um cheiro forte no ar que mistura a pipoca doce com azeite de dende da sua baiana favorita. um calendoscópio de sorrisos, porque eles tem cor, e de tanta cor o brasil não possui nenhuma nuance de branco e nem do preto em suas feições, é tudo um grande leque de tons quase que... errados por excelência. o brasil não cai em categoria, porque categorias foram inventadas antes do brasil ser brasil. se existisse uma categoria para ele seria "estranha", sim... é isso que seria. o brasil nunca teve um governo justo - não me venha com ladainhas saudosistas, com todo o respeito - e nunca teve um governo do povo, ate porque brasileiro nasceu pra governar? não sei... nasceu pra trabalhar? talvez... quem sabe pra se divertir? nunca! brasileiro não sabe se divertir - vou ouvir muita gente me xingar - e convenhamos, nosso sangue, seja da origem que for, tem um gosto de dor tão marcado, tão pesado que é quase parecido com ferrugem, aquele gosto que você não sabe se é salgado, doce, amargo... só sabe que é terrível. nosso ser, como algo que temos em comum, nossa unidade comum é a tristeza, o choro entre sorrisos mostrando que viemos para algo, não sabemos porque, mas foi para algo e vamos continuar venha o que vier...


e alguém me sopra no ouvido que da identidade que algum dia já tivemos, não sobrou confete, e eu digo: mas sobrou pó de arroz...





***





foto daqui.
inspiracao daqui.