30.11.08

peace. paz. pace. fred. frieden. שלום


Tenho ouvido muito ultimamente sobre a paz. Colegas discutindo a respeito, desconhecidos conversando desavisadamente sobre o mesmo assunto por aí, amigos me perguntando as opiniões que carrego no meu peito. Me desculpe, não sei se devo repetir o que repito mais uma vez, again, again and again. A paz é uma possibilidade. Não só como é o que o ser humano no fundo almeja, é o que o animal, em sua forma mais crua quer: paz. Cada um cuidando da sua vida, respeitando um limite que é o outro e sempre sem ter ninguém se machucando ou morrendo por nada em lugar nenhum.

Me diga... é ou não é?

A quantidade de debates que presenciei nesse ultimo mês a respeito disso não está no gibi, e as vezes que eu ouvi que NÃO, o ser humano NÃO quer a paz, foi nula. É o que você ouviu. Eu presenciei, num país IMPERIALISTA - e eles admitem que o são - que NÃO pensam que a natureza do ser humano é a de guerrear e matar, e então confusa eu pergunto sempre a mesma coisa a essas pessoas tão diferentes de mim: porque então vocês deixaram o seu país iniciar mais uma guerra sem fim?

Antes da resposta uma pausa para engolir a seco o que se está por vir.

Pronto?

Recebo sempre a mesma resposta, com frases feitas e algumas com leve alterações:


"because it was either them or us."


E a paz mais uma vez se entristece e pede ajuda a quem quer que seja, sem muitas esperanças de algum retorno, um telefonema, um email ou até uma text message... Nada. E a guerra continua e ela não pede por paz nem luta por democracia.



***


*foto Mumbai depois do ataque do dia 26 desse mes.