28.2.08

Clarice & Alice


Hoje, peguei em um livro que mudou minha vida e que simplesmente fez com que tudo o que eu esperava do mundo virar tudo o que eu espero de mim. A primeira vez que li Aprendendo a Viver da Clarice Lispector foi quando o peguei emprestado de uma grande e linda amiga minha, Don'Ana que de tão especial me arranca suspiros sempre que penso nela...

Tenho mania de rabiscar em livros que leio, mas nesse não podia porque era dela. Hoje, rabisquei um monte. Escrevi nos cantos, coloquei observações e estrelinhas nos textos que mexiam mais comigo. Sublinhei o que falava à minha alma e imprimi na primeira página que esse era um presente de minha mãe linda, recebido no dia 27 de fevereiro de 2008.


Porque esse livro é tão especial?
Porque eram textos soltos, que Clarice Lispector escreveu quando não tinha que escrever, quando tudo que falava fluia e ela mesma já afirmou em entrevistas que era assim que ela obtinha os melhores textos, quando não precisava escrever.

Não sou muito fã de longos romances e novelas, mas sou fã de tudo que é livre, dos pequenos contos e liberdades que ela admitia como parte dela mesma e é nisso que me espelho. Encontrei no que ela sentia coisas que sinto também e nesse sentir me perco no que me faz única e tão igual a todos...
Deixo aqui mais do que uma dica, um toque de irmã: Leia Aprendendo a Viver da Clarice Lispector e você nunca mais terá que pensar duas vezes pra coisa nenhuma.



***